sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O desafio de acordar

É interessante pensar que a quase totalidade dos despertadores hoje vêm com aquele recurso do "snooze",  ou "soneca", que nos dá aqueles 9 a 10 minutos de sono a mais. Se os fabricantes de relógios se dão ao trabalho de programar um recurso destes é porquê muita gente deve usá-lo.

Acordar é a primeira briga que temos logo cedinho, nos dando conta já nesta hora de que nós somos o nosso primeiro e principal adversário. Ficamos lá, na cama, argumentando com nós mesmos sobre os prós e contras de acordar cedo.

Deve ser por isso que já programamos o alarme para uma meia hora antes do horário que "realmente" precisamos levantar, para que tenhamos tempo de convencer a nós mesmos sobre a real necessidade disso. Isso quando não acordamos e nem sabemos que dia é ou porquê precisamos levantar.

Levantar é um ato de coragem homérico, onde saímos de um estado que poderíamos chamar de "meditação inconsciente", quando nosso corpo fica finalmente livre daquela mente que pensa sobre várias coisas o dia inteiro, menos sobre como cuidar dele. É nesse período que nosso corpo e nossa mente descansam de tanta atividade que colocamos sobre eles durante o dia. É a chance que eles tem de colocar ordem na casa.

Vendo por este ponto de vista, até que seria uma boa continuar dormindo não, por uma questão de saúde. Mas se porque achamos que dormir é bem mais convidativo que acordar? Será que não estamos encarando o nosso dia, a nossa vida de uma forma um tanto dura demais?

Quem viu o filme "O poder além da vida" (The Peacefull Warrior)? Em uma das passagens do filme, Sócrates fala das três regras da vida: 3 regras: paradoxo, humor e mudança.

PARADOXO
"A vida é um mistério. Não perca tempo tentando entendê-la."
 
HUMOR
"Tenha senso de humor. Especialmente sobre si mesmo. É a força por trás de toda atitude."
 
MUDANÇA
"Nada permanece o mesmo."

Se começarmos a encarar a vida com menos dureza, se levarmos a nossa vida com um pouco mais de humor, aceitando os seus desafios, as suas aparentes injustiças e o fato de que tudo muda, talvez aceitemos um pouco melhor a hora de acordar, talvez possamos abrir os olhos de manhã (ou em algum outro horário), e ver que a vida vai continuar além do sonho e que podemos encarar ela com um outro ponto de vista, mais leve.

Aí descobriremos um grande segredo: que vamos parar com esta primeira briga com nós mesmos pela manhã, que vamos nos entender com este ser que habita dentro de nós, e descobriremos que este ser somos nós mesmos e que, surpreendentemente quando formos uma unidade, sem brigas, indivisíveis, a vida estará melhor, pois vamos encará-la de outra forma.

Durma....e acorde bem!

Um comentário: